As Redes Sociais em Portugal

De entre outras coisas, o início deste século é marcado pelo nascimento das redes sociais como uma nova forma de entretenimento e de comunicação.

Portugal não é exceção e, segundo os dados divulgados no estudo da Marktest “Os Portugueses e as Redes Sociais”. Em 2017 96% dos Portugueses possuem conta no Facebook, sendo que 74% admitem tratar-se da rede social que mais utilizam e 58% da que mais gostam. O segundo lugar do pódio é ocupado pela outra plataforma detida por Mark Zuckerberg, o Instagram. Este estudo destaca ainda o WhatsApp e o Snapchat, apontando-as como as redes que mais cresceram nos últimos anos.

O smartphone é o dispositivo preferido pelos portugueses (73,1%) para aceder às redes sociais, algo que fazem sobretudo ao fim-de-semana e com destaque para o domingo (34%). No que respeita a horários, as faixas com maior tráfego nas redes sociais em Portugal são a das 20h às 22h e a das 22h às 24h, sendo que quase um terço dos inquiridos (31%), dizem despender entre trinta minutos a uma hora nas redes sociais, enquanto 14,6% admitem passar mais de duas horas.

Manter o contacto com pessoas que estão longe e enviar e receber mensagens são as principais motivações para a criação de um perfil numa rede social. O vídeo também ganha uma dimensão importante nestas plataformas sendo que 88,9% dos inquiridos dizem assistir a vídeos nas redes sociais.

Alguns dados curiosos sobre os portugueses e as redes sociais:

  • 96% tem conta no Facebook e 50% no Instagram;
  • 19% abandonou uma rede social no último ano;
  • para aceder, 76% usa smartphone;
  • enquanto acedem, 56% também vêm Tv;
  • enquanto acedem, 89% costuma ver vídeos;

Obrigado por visitar o nosso site. Siga-nos também no nosso facebook.

Ricardo Aires / 31 Julho, 2018
SHARE

Leave a Reply